quarta-feira, 18 de maio de 2011

ESTRELA DA AMADORA

O Clube de Futebol Estrela da Amadora foi criado a 22 de Janeiro de 1932 por sete jovens apaixonados do “Desporto-Rei”.

Foi pelo Amor ao Futebol que António Félix, Guilherme Cadete, Rodolfo Carreira, Francisco Carreira, Victorino das Águas, José da Vitela  e Júlio da Conceição fundaram o nosso Clube, tendo o nome nascido da inspiração do ultimo (Júlio da Conceição) que apontando para o Céu exclamou para os colegas “já tenho nome para o nosso Clube. O nosso menino vai chamar-se Clube de Futebol Estrela da Amadora”.

Apesar das dificuldades vividas no início da sua história, o Clube com o empenho dos seus fundadores e sócios conseguiu sobreviver.

Esta luta pela sobrevivência fez com que os dirigentes procurassem angariar novos sócios, o que levou a que, naturalmente, fossem surgindo outras figuras a juntar-se ao grupo fundador, num esforço conjunto para ajudar a desenvolver o Clube.

Um destes sócios foi Afonso pinto Leão que se viria a tornar o primeiro Presidente do Clube de Futebol estrela da Amadora

Primeiro Jogo

O primeiro jogo disputado pelo Estrela da Amadora realizou-se em Palma de Baixo onde defrontou o Palmense tendo vencido por 2-1.

Apesar de se tratar de um encontro particular foi uma vitória muito importante e auspiciosa que empolgou jogadores e adeptos do Clube, uma vez que a equipa do Palmense era já uma equipa com alguns valores e experiência.

Dado curioso terá sido a caminhada que os jogadores tiveram que efectuar entre a Amadora e Palma de Baixo e que terá servido como aquecimento para o Jogo.

Equipamento

O primeiro equipamento oficial consistia numa Camisola azul com risca horizontal verde, debruada nos punhos e na gola a verde, Calção branco e Meia verde.

Este primeiro equipamento foi utilizado até ao ano de 1951 altura em que duas influentes figuras do Fluminense, clube Brasileiro do Rio de Janeiro visitaram as instalações do nosso Clube. Tendo ficado de tal forma agradados com a forma como foram recebidos fizeram questão de á sua chegada ao Brasil proceder á oferta e envio de 3 conjuntos completos de equipamentos do Fluminense.

Sensibilizados com o gesto e com a beleza dos mesmos, os dirigentes do Estrela da altura decidiram adoptar essas cores como suas, tendo essa alteração sido ratificada em Assembleia geral do Clube pelos Sócios.

1º Campo e Estádio

Passados 10 anos após a sua fundação o Estrela da Amadora possuía finalmente o seu Campo de Futebol. Situado no local onde actualmente esta implantada a Igreja da Amadora.

Por aí ficou até à época 57/58 altura em que por decisão da Câmara Municipal de Oeiras, o Estrela passou a dispor de um terreno na zona da Reboleira onde ainda hoje se ergue o Estádio José Gomes.











1º CAMPO DO ESTRELA DA AMADORA
ONDE SE ENCONTRA AGORA A IGREJA MATRIZ DA AMADORA


 ESTÁDIO JOSÉ GOMES NA REBOLEIRA


2 comentários:

  1. Faça também a história do Sport Futebol Damaiense.

    ResponderEliminar
  2. Já fiz a história do SPORT FUTEBOL DAMAIENSE....coloquei na freguesia da Damaia

    ResponderEliminar