quinta-feira, 19 de maio de 2011

PATRIMÓNIO DA VENDA NOVA










Fachada da Moradia Neo-romântica
Situada na Rua Elias Garcia, n.º 280, a moradia neo-romântica, inicialmente designada de “Chalet Desideria”, de acordo com o nome da sua proprietária, foi mandada construir entre 1910 e 1911 e é da autoria de Guilherme Eduardo Gomes. Trata-se de um edifício de inquestionável valor histórico, patrimonial e arquitectónico, determinante de uma época marcante para a construção da Amadora. Possui planta quadrangular de dois pisos e águas furtadas, com paredes de aparelho rústico no piso inferior e de tijolo de burro no piso superior rebocado a argamassa ordinária, com cobertura de quatro águas em telha Marselha, as cornijas são executadas em reboco. A fachada principal destaca-se dos restantes alçados pela presença de composições ornamentais dos vãos que se apresentam profusamente enquadrados e decorados por elementos de cantaria; e frisos de azulejos de padrão com motivos florais a tons de roxo que se encontram na fachada do piso superior e na das águas furtadas. A entrada da casa encontra-se a uma cota superior à da rua dada a presença de um muro de guarnição de pilares de cantaria interligados a uma armação de ferro, que a sobreeleva, onde se encontram dois portais de acesso, executados, à semelhança dos outros vãos, em cantaria, rematados por portas de ferro.

Cruzeiro da Rua Elias Garcia (Bairro das Cruzes)
Datado do Século XVIII, que tem na sua composição o mármore e o calcário e é composto por três degraus.




2006
Venda Nova[1000imagensCAT3JI6B.jpg]




Portal da Quinta da Venda Nova, único vestígio de uma quinta do Século XVIII existente na Rua Elias Garcia, decorado em frontão barroco com azulejos policromos figurativos.
Antigo portão de quinta, com um tríptico em azulejo, representando o milagre de N. S. da Nazaré e dois santos ligados à protecção contra as intempéries.
Uma memória da antiga Amadora rural

Sem comentários:

Enviar um comentário