segunda-feira, 16 de maio de 2011

PATRIMÓNIO DE ALFRAGIDE

Moinho da Quinta Grande
O Moinho da Quinta Grande está situado no topo da elevação da Quinta, em Alfragide. Este moinho foi alvo de uma intervenção arqueológica, em 1993, e em 1997 de uma publicação municipal, O Moinho de João Vieyra da Silva. Este estudo refere a existência, em 1901, de 63 moinhos no território municipal. Deste número, apenas 15 estavam activos, encontrando-se os restantes em ruínas ou devolutos. O Moinho da Quinta Grande fez parte de um conjunto de 7 moinhos que ocuparam esta elevação e que, em 1901, ainda mantinha 4 em actividade, incluindo este.
Moinho do Alto do Garoto
Este moinho situa-se no Alto de Alfragide, junto à Estrada Nacional 117. Foi recuperado no seu exterior e interior apresentando-se, com todos os seus mecanismos, apto a funcionar. Esta iniciativa foi custeada pela Siemens, empresa proprietária dos imóveis e contou com o apoio técnico da Câmara Municipal da Amadora.



Moinho1-3.JPG


Img023.jpg


QUINTA GRANDE DE ALFRAGIDE

São ainda de destacar pelo seu valor patrimonial e manifesto interesse cultural alguns imóveis como a Quinta Grande de Alfragide, datada do Século XVIII, sendo visível ainda o edifício principal.





Parque Pinheiro Borges

Este espaço ajardinado e de lazer da freguesia de Alfragide encontra-se equipado com mobiliário urbano e de recreio, e equipamento de recreio infantil, cujo tema são os Dinossáurios.
Possui boa arborização, amplos relvados e bancos.
O espaço foi requalificado em 2004.

Parque Pinheiro Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário