sexta-feira, 20 de maio de 2011

PATRIMÓNIO DA VENTEIRA

Ponte Filipina de Carenque de Baixo
Ponte Filipina de Carenque de Baixo, é uma Ponte de Arquitectura Filipina de grande importância na Amadora porque faz a ligação, no limite do Município da Amadora, até Queluz sobre a Ribeira de Carenque, é uma ponte construída no século XVII, com grande valor histórico e arquitectónico para a cidade e que fica situada na Freguesia da Venteira. Nessa ponte existe um marco em pedra onde é possível ler-se: "Esta ponte foi mandada fazer pelo Senado de Lisboa à custa do real do povo, 1631". A ponte situava-se nessa época no curso da velha estrada de Lisboa-Sintra, a actual Rua D. Pedro IV. Por cima desta ponte, que é um monumento único desta época no Município da Amadora, circula actualmente o trânsito entre a Amadora e Queluz.






  • Ponte Filipina

   A ponte Filipina foi construída no século XVII e fica situada na freguesia da Venteira (no limite entre a Amadora e Queluz). Esta ponte foi construída na antiga estrada LISBOA - SINTRA (Rua D. Pedro IV).
  A ponte tem uma inscrição onde se pode ler o seguinte: " ESTA PONTE FOI MANDADA CONSTRUIR PELO SENADO DE LISBOA À CUSTA DO REAL DO POVO, 1631".
  Na actualidade a ponte serve como uma via rodoviária, onde passam diariamente carros entre a Amadora e Queluz.

Casa Roque Gameiro
Foi construída no alto da Freguesia da Venteira entre 1898 e 1901. Esta vivenda foi edificada para habitação do pintor aguarelista Alfredo Roque Gameiro e da sua família, num local outrora isolado, situado a alguma distância do caminho-de-ferro da Porcalhota, onde se desfrutava de uma bela vista de campos lavrados que se estendiam por largos quilómetros em seu redor.A casa comporta um notável conjunto de azulejos com características singulares, encontrando-se todo o interior do piso principal revestido com lambris de azulejos brancos, dois medalhões representando alegorias à aguarela e litografia, técnicas de expressão plástica a que Roque Gameiro se dedicou. Um dos conjuntos mais interessantes é o da sala de jantar da família com um padrão de azulejos da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, com temas naturalistas.As opções estéticas patentes na Casa denotam uma influência directa dos ideais nacionalistas partilhados por intelectuais e políticos da Geração de 90 do Século XIX.A Casa Roque Gameiro encontra-se aberta ao público, podendo ser visitadas algumas das salas de habitação da família Roque Gameiro, bem como as exposições temporárias patentes nos dois pisos inferiores do edifício.



  • Casa Aprígio Gomes

  A Casa Aprígio Gomes foi mandada construir por José Aprígio Gomes, negociante lisboeta, em 1903. A casa situa-se no ângulo entre a rua Luís de Camões e a Rua Gonçalves Ramos (Freguesia da Venteira). 
  Esta construção é considerada de grande importância para o município da Amadora pois foi uma das poucas construções do início do século XX que conseguiu sobreviver às vagas de urbanização dos anos 60 e 70.


Sem comentários:

Enviar um comentário