segunda-feira, 16 de maio de 2011

FREGUESIA DA REBOLEIRA

A Reboleira é uma Freguesia Portuguesa do Concelho da Amadora dominada pelo sector terciário comércio e serviços, com 0,74 km² de área e 15 543 habitantes (2001).

Uma urbanização concentrada e acelerada a partir dos meados dos anos 60, do século passado, colocou a Reboleira com uma densidade populacional superior a 21.100 habitantes por km2, três vezes superior à do próprio Município, numa área de 74 hectares, o que a coloca nas áreas mais densamente povoadas da Europa.
É uma freguesia central da Cidade, fazendo fronteira com as freguesias da Venteira, da Damaia, da Falagueira e da Venda Nova.
A Reboleira era um lugar rústico, com bons terrenos de cultura, salpicados aqui e além por alguns casais, riachos e trigais. Em 1391, reinando D. João I, aparece a Reboleira já com a categoria de lugar da freguesia de Benfica, no termo de Lisboa, albergando casas, currais, vinhas, herdades, montes e fontes. A população deste lugar em meados do século XVIII rondava as 40 pessoas em 16 fogos. A actividade económica girava em torno da cultura do trigo, do centeio, das cebolas, da vinha, da fruta, da produção do linho e da criação de gado miúdo (porcos, galinhas e carneiros)" - In Amadora, História, Arte e Cultura, de José Mendes Hormigo.
Na actualidade, a Reboleira é uma Freguesia de Desporto e Movimento, estando nela sediada as três maiores agremiações do Município, a Associação Académica da Amadora, o Clube Natação da Amadora e o Clube de Futebol Estrela da Amadora, cada uma delas com instalações desportivas ao serviço das populações.
A Escola Secundária da Amadora, antigo liceu, a Escola Básica 2+3 Roque Gameiro, 3 Escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico, duas delas com jardins de infância, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, 12 balcões de instituições bancárias, uma Estação de Correios, uma Esquadra da Polícia, uma Igreja com Capela Mortuária,  um Centro de Saúde. um estabelecimento de saúde privado, de referência (Clínica de Santo António), Estação de Caminhos de Ferro a que irá ligar em breve a linha azul do Metro de Lisboa, fazem juntamente com um grande número de espaços, bem cuidados, de espaços arborizados e arrelvados, que se possa dizer: " É BOM VIVER NA REBOLEIRA".

Tem por orago Nossa Senhora da Boa Nova.

Realce também para a existência de três jazidas arqueológicas e para um importante troço subterrâneo do Aqueduto Geral das Águas Livres.

Sem comentários:

Enviar um comentário